Tipos de Cerveja

Segue uma descrição genérica dos tipos mais comuns (e alguns tipos incomuns) de cervejas para orientar a degustação dessas belezinhas.

Foram utilizadas diversas fontes de informação, das quais se destacam:

  • ALSTRÖM, Jason; ALSTRÖM, Todd. BeerAdvocate. Disponível em: <http://beeradvocate.com>.
  • AVERY, Zak. 500 cervejas: As melhores cervejas do mundo em um único livro. São Paulo: Maco Zero, 2012. 288 p.
  • Brejas. Disponível em: <http://www.brejas.com.br/>.
  • JACKSON, Michael (Ed.). Guia ilustrado Zahar: Cerveja. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010. 288 p.
  • Lokobeer: Tipos de Cerveja. Disponível em: <http://www.lokobeer.com/page/tipos-de-cerveja>.
  • SEIDL, Conrad. O catecismo da cerveja. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2003. 385 p.




Abt

Mais escura e mais rica, utilizando o quádruplo de malte do que em uma cerveja “comum”. O volume de álcool é sempre forte, muitas vezes ultrapassando os 10%.

Alt

Escura, com cores variadas, do bronze ao cobre. Aroma de cacau. Bastante lupulada. Sabor de malte seco.

Belgian Blond Ale

Suaves, claras, douradas e encorpadas. Tulipa ou Conhaque.

Belgian Pale Ale

Menos amargas que as outras pale ales. O lúpulo é discreto. Indo do malte doce ao tostado. O líquido deve ser bem decantado e o resíduo deve permanecer na garrafa. Líquido amarelo palha à âmbar. Deve ter boa formação de creme branco. O aroma varia entre lúpulo, levedura e outras especiarias. Tulipa, Conhaque ou Cálice.

Barley wine

Quase tão fortes quanto vinhos. Geralmente escuras. As americanas são mais lupuladas que as européias. Tulipa ou Conhaque.

Berliner Weisse ou Berlin White

Graduação alcoólica entre 2 e 4% e de cor amarelada e opaca. Por ser levemente azeda, é comum adicionarem xaropes doces de frutas.

Bière de Garde

Última fermentação na garrafa e muitas vezes são vendidas em garrafas com rolhas. Teor alcoólico médio a alto. Sabor acentuado de frutas.

Bitter

Pale Ale. Cores variadas. Bastante lupulada e amarga. Corpo médio. Fáceis de beber em escala.
Pint.

Blonde Ale

Sabor suave delicadament maltado e buquê de lúpulo. Suave sabor de frutas.

Bock

Cor âmbar, avermelhada, mas podem ser também de cor marrom. Cheiro de malte e sabor fresco que deixa gosto amargo na boca.  Possuem um complexo sabor maltado. Podem apresentar sabores de frutas.

Brown Ale

Doce, encorpada e de cor mais clara. Pouco amarga, pode ter gosto de nozes.

Dark American Lager

Cor escura-avermelhada. Sabor intenso, maltado e pouco lúpulo. Versão americana da Dunkel alemã, menos maltada e mais suave. Este estilo abrange uma grande lista de cervejas Lager, mais escuras e menos amargas que as Pilsner. Em algumas utilizam-se adjuntos, tais como milho e arroz, que as tormam mais secas, e/ou corante caramelo, que as torna mais escuras. O resultado é uma cerveja de aroma mais adocicado que as do estilo Standard American Lager, mais com mais corpo e sabor.
O aroma de malte é pouco percebido, e a bebida pode ser levemente frutada. Sua cor varia do âmbar profundo ao marrom escuro com reflexos rubi. Pouco encorpada, é bastante carbonatada, embora a espuma não seja persistente.

Dark Strong Ale

Ales escuras, fortes e encorpadas.

Doppelbock

Mais forte e mais alcoólica que uma bock.

Dortmunder

Clara, sabor ameno. Variação da Pilsner com menos lúpulo, mais suave. Sua característica principal é o equilíbrio entre malte e lúpulo, ou seja, entre adocicado e amargo. De média carbonitação, produz uma espuma branca e consistente, e retrogosto amargo. Tem mesmo fragância que uma Pilsner, mas é levemente mais forte, amarga e picante, devido ao processo exclusivo de maltagem da cevada. Consegue reunir as qualidades da Helles (perfil maltado) e da Pils (perfil lupulado), de maneira mais acentuada e, em geral, com maior teor alcoólico.

Dry

Sem espuma, seca. Aroma suave. Sem açucar.

Dry Stout

Amargor médio a forte.

Dubbel

Ale com o dobro de malte. Balanceada e com teor alcóolico mediano, possuem bom corpo e carbonatação alta. Usam malte um pouco mais tostado, gerando cores escuras. Meio doce e frutada.

Dunkelweizen ou Hefeweissbier dunkel

Cerveja de trigo escura, de gosto mais forte.

Eisbock

Doppelbock congelada para aumentar o teor alcoólico.

Faro

Saborosa, leve e sem acidez. Doce. Menos complexa que as outras Lambic. Pode ser diluída em água.

Fruit Bier

Cerveja com adição de frutas ou suco de frutas.

Gueuze

Pouco ácidas e balanceadas. Lembram champagne.

Golden Strong Ale

Loiras mais fortes e encorpadas, até 10,5% de álcool, com coloração amarelo-dourado e sabor é frutado. Tulipa, cálice.

Hefeweissbier

Aroma frutado, de cor amarelado-marrom opaca por inteiro.

Helles

Variação da Pale Lager com menos lúpulo, mais maltada. É uma cerveja com sabor predominantemente maltado, de cor clara, e levemente amarga devido à presença de lúpulo, que tenta o equilíbrio. De corpo e carbonotação médios, produz uma espuma branca e cremosa, deixando um retrogosto agradável de malte.

Helles Bock

Avermelhadas ou marrom claras, complexo sabor maltado. Até 7% ABV.

Ice Beer

Aroma e sabor suaver. Mais alcoólica.

Imperial Stout

Preta, seca, encorpada e mais forte.  Elevado teor alcoólico com esteres e sabores suaves de frutas. Pode ter sabor de passas queimadas ou café.

India Pale Ale

Cor âmbar. Sabor amargo e maltado, levemente doce. Bastante lupulada. Alto teor alcoólico. Aroma frutado (abacaxi) passando para um amargor seco e acentuado.

Keller

Versão não filtrada de uma cerveja. Pode ser bem amarga e tem álcool médio.

Kölsch

Clara de coloração dourada com pouca estabilidade na espuma. Bem filtrada. Amarga, é normalmente mais doce e com menos lúpulo. Bastante aromática. Servida em copos cilíndricos e altos.  

Kriek

Secura de amêndoa. Acidez e adstringência. Taça ou Flauta.

Kristallweizen

Cor clara e transparente, leve na degustação. Normalmente é filtrada, não tendo adicão de levedura diretamente na garrafa.

Lambic-Fruit

Teor alcoólico menor que 6%. Baixa carbonatação. As velhas (oud) são ácidas e as jovens são doces e balanceadas. Sabor seco e vínico.

Lite American Lager

Cerveja leve e refrescante, feita para matar a sede e para ser bebida bem gelada. Bastante maltada. Cerveja muito clara, de um amarelo pálido, tem aroma de malte quase imperceptível, e ocasionalmente recebe adição de milho ou de arroz. A levedura pode fornecer um leve aroma frutado, o que é aceitável. Apresenta altos níveis de carbonatação, o que provoca a sensação de secura e de frescor, e espuma branca mas pouco persistente. A sensação gustativa é crocante e seca, com toques adocicados e discretíssimo amargor de lúpulo.
O uso de muito adjunto como arroz ou milho, que pode chegar a 40%, explica a sua leveza, que corresponde à de uma bebida leve e refrescante, que pode, em alguns casos, parecer “aguada”.

Maibock

Mais clara e mais suave que uma bock.

Malt Liquor

Forte e levemente doce. Caráter e o vigor do malte de uma bock. Possível perceber o ranço do milho. Geralmente são licorosas no paladar e não muito amargas, pois em muitos casos nem levam lúpulo.

Malzbier

Cerveja escura e doce. Após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, ai a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado.

Märzen

Podem ser claras ou escuras, cobre dourado. Seca. Bastante malte. Encorpada. Quantidade de lúpulo varia. Tem o aroma suave e elegante do malte tostado. Sua cor varia do dourado escuro ao avermelhado âmbar. Tem textura cremosa e espuma densa. Não é muito encorpada e provoca uma sensação doce de malte no início, com final moderadamente seco.

Mild Ale

Pouco álcool e nenhum amargor. Mais doce e clara que a Porter, com gosto acentuado de malte.

Milk Stout

Escura e adocicada. Usa lactose e malte de chocolate. Sem aroma de lúpulo e baixo teor alcoólico.

Münchner Dunkel

Cor escura-avermelhada. Sabor intenso, maltado e pouco lúpulo. Dunkel significa “escura” em alemão, e identifica o estilo clássico da cerveja Lager escura, maltada, espumante, com leve sabor torrado, produzida em Munique. Muitos cervejeiros consideram a produção da Munich Dunkel uma arte, pela dificuldade de acertar o ponto da torrefaçào do grão, que na percepção gustativa lembra pão crocante.

O aroma dessas cervejas apresenta a doçura natual do malte, com toques de chocolate, caramelo, nozes ou toffee, e não é frutado. A cor vai de um cobre intenso ao marrom escuro. A carbonatação é moderada e o colarinho, cremoso. A grande quantidade de malte utilizado lhes confere um sabor rico de malte, mas não tão intenso quanto o sabor das cervejas do estilo Bock e não tão torrado quanto o das do estilo Schwarzbier. Alguns exemplos deste estilo não são filtrados e passam a sensação de pão líquido.

Oatmeal Stout

Acrescida de aveia para aumentar o corpo e o sabor. Sabor que lembra a nozes e aromas caramelados.

Old Ale

Sabor intenso. Aroma frutado e de ésteres. Maltado intenso e doce. Cor âmbar escura ao marrom escuro, quase preto. Pode lembrar vinho do porto. Textura sedosa.

Pale Ale

Cores variadas, do âmbar-claro ao cobre. Bastante lupulada e amarga. Suave.
American é mais clara. English é mais amarga. India é mais lupulada.
Caldereta e Taça.

Pale Lager Premium

Cervejas um pouco mais lupuladas e mais maltadas que as Standard Lagers.

Pale Lager Lite ou Light

Variação ainda mais leve que a American Lager.

Pale Lager Special

Tipo mais forte e encorpado de Lager

Pilsener

Cor clara, acetinada, com belo colarinho. Sabor amargo, sem resquícios doces e seca. São caracterizadas por um lúpulo acentuado no aroma e sabor. Corpo médio. Bebida em copos tipo caneca e pilsner.

Premium American Lager

Em geral, as cervejas Premium contêm maior teor de malte de cevada, isto é, usam menos adjuntos (no máximo 25%).
Seu aroma revela a maior presença do malte, o que a torna mais dourada e levemente doce. Para contrabalançar, é utilizado mais lúpulo, o que aumenta o seu amargos em comparação com os estilos anteriores.

Porter

Marrom-escura ou preta. Um pouco azeda, secas e maltadas. Encorpada. Lembra a café e chocolate.

Brown Porter

Leve toque de cacau e sabor não muito intenso.

Robust Porter

Aroma forte de malte torrado, mas não queimado. Sabor intenso.

Quadrupel

Mais escura e mais rica, utilizando o quádruplo de malte do que em uma cerveja “comum”. O volume de álcool é sempre forte, muitas vezes ultrapassando os 10%.

Radler

Lager misturada com limonada.

Rauchbier

Versão com maltes defumados de uma cerveja. Copo cilíndrico.

Red Ale

Avermelhada devido ao uso de um pouco de malte tostado.

Russ

Cerveja de trigo com acréscimo de suco de limão.

Scottish

Ale escocesa, com variações de potência. Mais sabor e aroma que as Ales inglesas.

Saison

Similar a vinhos tintos tanto em fermentação quanto em certos sabores. Aroma e sabor frutados. Tons terrosos de levedura. Moderada acidez. Especiarias e amargor médio. Semi-secas ou suaves.

Schwarzbier

Marrom escura, quase preta. Encorpada, sem ser doce. Aroma leve de malte torrado ou cacau. É uma cerveja suave, com aromas que remetem ao café e ao chocolate. Também é fácil notar a presença de maltes tostados. Não é esperado que apresente qualquer sabor frutado, sendo mais seca. Também não é doce. Creme não persistente. Schwarzbier quer dizer “cerveja preta” em alemão, embora sua cor seja marrom escura. Bastante encorpada, com leve aroma de malte torrado, quase achocolatado ou cafeinado, sabor doce e, ao mesmo tempo, amargo, esta cerveja está associada à região de Turíngia, na Alemanha, e é citada como afrodisíaca.
Comparada aos estilos mais escuros de cerveja, como as Porter e Stout, é uma cerveja mais leve e refrescante com sabor menos torrado e menos amargo.

Standard American Lager

Sua principal diferença com relação à Lite American Lager é o teor alcoólico. Isso, associado ao acréscimo de um pouco mais de lúpulo, faz com que apresente mais corpo.
Refrescante, e de amarelo bem claro, é transparente, com espuma clara, mas pouco persistente, e aroma discreto.

Steam Beer

Aromática. Não deve ser bebida em excesso por ter muitos subprodutos nocivos.

Stout

Cervejas negras opacas, dotadas de forte sabor de chocolate, café e malte torrado, pouca carbonatação. Seca. Pint

Strong Ale

Cor clara ou escura. Saborosa e balanceada, com alcool se inserindo harmoniosamente no conjunto, ou fortes e desbalanceadas com graduação alcóolica evidente.

Tripel

Três vezes mais malte que uma cerveja comum. Coloração amarelo-dourado, creme denso e consistente e a gradação alcoólica girará entre 8 a 12%. Aroma e sabor são complexos, macios e com forte presença de frutas o que, às vezes, pode lhe conferir um paladar adocicado. Excelente equilíbrio entre o lúpulo e o fermento utilizado no fabrico.

Vienna

Cor marrom avermelhada, tem corpo médio e um sabor suave e adocicado de malte levemente queimado. É uma cerveja de corpo médio, similar ao estilo Oktoberfest ou Marzen, embora menos intensa. A presença elegante do malte é contrabalançada pelo amargor do lúpulo, que enxuga o paladar e confere um final harmônico e labanceado. Sua cor varia do vermelho claro ao cobre. É sempre clara e brilhante, de carbonatação moderada mas espuma persistente.

Weissbier

Aroma frutado. São cervejas claras e opacas, onde sobressai o trigo com o qual foram produzidas, bem como sabores frutados (banana e maça), cravo e florais. Bastante refrescantes e suaves. Produzem, em geral, um creme denso e persistente.

Weissbock

Cerveja de trigo mais forte, com uma sugestão de álcool no final. Alta drinkability.

Wit

Sabor intenso e forte aroma de temperos. Esbranquiçadas devido às leveduras e ao trigo suspenso. Possui um toque cítrico de laranja. As belgas podem ser aromatizadas com temperos diversos, e talvez sem lúpulo.

Zwickel

Versão não filtrada de uma cerveja. Pode ser bem amarga e tem álcool médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário